Lavagens em excesso, escovadas, secagem, processos químicos, cloro, sal, sol causam mudanças negativas. A queratina é a principal proteína, constitui 80% dos fios e faz as ligações da fibra capilar. É fibrosa, dá uma estrutura tridimensional que confere resistência, elasticidade e impermeabilidade à água.
Na parte externa dos fios, existe uma cutícula: uma camada de escamas protectoras, que, sem cuidados, vai se tornando áspera e enfraquecidas. Então ela acaba não retendo água nem queratina; o cabelo fica poroso e não brilha.
A aparência dos fios
O brilho nada mais é do que uma reflexão da luz em superfícies lisas, mas você já deve ter visto vários cabelos cacheados muito bem tratados e tinham um brilho fora do comum. Isto porque a superfície lisa a que refiro não é em relação à estrutura (lisa/cacheada) e sim à porosidade dos fios (escamas abertas ou fechadas). A estrutura dos fios se dá devido ao fato da queratina interagir entre si através de pontes de hidrogênio, ligações muito fortes, que ocorrem entre os S de uma molécula e o H de outra. A falta de disponibilidade de hidrogênio faz com que a competição por esse material aumente, causando um torcimento da fibra em torno de seu próprio eixo, dando o aspecto encaracolado.
O que é queratina?
A queratina é uma proteína fibrosa porque a sua estrutura tridimensional lhe confere características especiais: microfilamentos com resistência, elasticidade e impermeabilidade à água.Mesmo mortas, as camadas de células queratinizadas detêm os micróbios e impedem a desidratação das células que estão logo abaixo. Isso ocorre porque a queratina é impermeável à água. Além disso, essas células mortas impedem que o atrito prejudique as células vivas servindo-lhes de barreira. É formada de proteína impermeabilizante.
No cabelo, a queratina tem a função de envolver o fio com uma película, tornando-o mais resistente e com mais elasticidade. Além disso, fortifica, hidrata, reestrutura e dá brilho aos cabelos.
O cabelo já possui normalmente a queratina, mas devido às agressões químicas — coloração, poluição, cloro e raios solares — ele acaba perdendo essa proteína. Por isso é importante fazer a reposição de queratina nos cabelos.
O que é creatina?
É uma importante proteína (substância formada por várias cadeias de aminoácidos ligados entre si por ligações peptídicas) que constitui a fibra capilar e que, por ser uma partícula menor do que a queratina, penetra mais facilmente no interior do fio restabelecendo as ligações entre os aminoácidos. Ela restaura a fibra capilar, hidrata e evita a quebra dos fios, deixando o cabelo resistente, forte e com brilho. A creatina também potencializa a ação da queratina: utilizadas em conjunto, funcionam como ótimos agentes protetores capazes de amenizar e proteger os cabelos de agressores químicos, tais como tinturas e relaxamentos, e demais agentes externos como chapinha, água quente, água do mar, poluição, etc. Seu principal benefício é a propriedade de recuperar a força e a elasticidade natural dos cabelos.
O que são aminoácidos e oque acontece com a deficiência dele?
Aminoácidos são nutrientes que representam a fonte da vida, as proteínas que constituem o corpo são formadas por 20 tipos de aminoácidos.
A deficiência de aminoácidos pode levar a distúrbios no crescimento, da nutrição e da função de vários órgãos e sistemas.
O que é nanoqueratina?
É um avançado sistema de alta tecnologia que produz nanomoléculas de queratina com alto poder de penetração nas fissuras. Para que isso seja possível, as nanomoléculas de queratina usadas correspondem a um milésimo milionésimo de uma molécula original (0,0000000001).
As nanomoléculas de queratina penetram em qualquer falha ou fissura presentes nos fios de cabelo formando depósitos de queratina por evaporação do solvente e da água residual encontrada normalmente na fibra capilar e em grande quantidade nos cabelos mais porosos. A evaporação é realizada pelo uso da chapinha ou piastra ou do "baby liss" ou escovação dos cabelos com uso de secador.
Em seguida, um segundo produto é aplicado, utilizando a mesma técnica, e uma reação de polimerização tem início dentro da fissura capilar preenchendo-a totalmente. O polímero formado se transforma em uma cola plástica flexível, insolúvel em água, aumentando a resistência e a flexibilidade dos fios de cabelo em até 80% já na primeira aplicação.
O que é nutrição capilar?
(comida para o cabelo )
Para os cabelos, a alimentação também se faz fundamental, principalmente porque as estruturas capilares costumam ser muito sensíveis às modificações alimentares e dietas pobres em elementos essenciais, como zinco, ferro e proteínas. que, sempre que associada aos tratamentos de recuperação capilar, trazia efeito benéfico e resultados mais rápidos e visíveis para os pacientes com queixas capilares variadas, daqueles que sofrem com a queda de cabelos até os que reclamam de cabelos fracos, frágeis e quebradiços.
O que é hidratação?
( água pro cabelo )
A hidratação capilar serve para repor a umidade natural, nutrientes e queratina perdida. São tratamentos a base de queratina, proteínas, vitaminas, extrato de seda, óleos vegetais, ceramidas, silicone e lanolina. A hidratação constante é uma grande aliada para manter os cabelos saudáveis, com brilho, sedosos e macios.
Dependendo das condições dos fios, ela deve ser feita toda semana, a cada 15 dias ou mensalmente.
O que é reconstrução capilar?
O objetivo da Reconstrução Capilar é revitalizar e recuperar os fios, proporcionando mais flexibilidade, elasticidade e saúde à fibra capilar.
O procedimento consiste em dilatar os fios fazendo com que sua estrutura fique exposta, e só então são aplicados os produtos.
A queratina utilizada nesse processo é de baixo peso molecular, para que alcance o córtex.
O processo de Reconstrução Capilar consiste em lavar os cabelos primeiramente com um xampu adstringente. Após, inicia-se a reposição dos ativos emolientes nos fios que, depois de incorporarem tais ativos, recebem um produto especial termoativado.
Entrando em contato com o calor, os fios são selados, permitindo, assim, a penetração dos ativos em sua fibra ao mesmo tempo em que os fios estão protegidos externamente.
Qual a diferença entre hidratação e reconstrução?
A reconstrução tem como objetivo "incorpar" os fios, devolver a textura. Já as máscaras de hidratação, contém emolientes hidrantes que ajudam a dar leveza, hidratação e maciez aos fios.
O cabelo envelhece?
Assim como a pele e todo o corpo, o cabelo também envelhece porque a queratina começa a perder suas qualidades com a ação do tempo, do sol e as agressões dos produtos químicos.
A quantidade de fios também diminui ao longo da vida?
Infelizmente o tempo também reduz a quantidade de fios. Nascemos com aproximadamente 600 fios por cm2 e, se chegarmos aos 80 anos, teremos aproximadamente 300 fios apenas nesta mesma área.
Cuidados básicos:
- Escolha um shampoo e um condicionador adequados para o seu tipo de cabelo.
- É extremamente importante enxaguar o cabelo completamente após a lavagem para evitar o acúmulo de produtos (resíduos).
- Lave o cabelo com água morna, massageando o couro cabeludo suavemente.
- Cada tipo de cabelo necessita um cuidado especial para que a vitalidade permaneça e o brilho dure.